“HISTÓRIAS AVULSAS – Contos Reais e Contos Fantásticos
- admpoavista
- 22 de ago.
- 2 min de leitura
— Escritora Janice Barth

“HISTÓRIAS AVULSAS – Contos Reais e Contos Fantásticos, meu novo livro, é uma coletânea que integra, de forma harmoniosa, dois universos narrativos distintos, porém complementares — o real e o fantástico. Seguindo um pouco o ritmo impresso em meu romance histórico GRANITO, publicado em 2021.
Na primeira parte do livro, os onze contos reais exploram o cotidiano com profundidade e sensibilidade, trazendo à tona inquietações pessoais, relações humanas e temas sociais urgentes. São narrativas que desnudam a complexidade da vida moderna — ora com delicadeza, ora com crueza — e convidam à reflexão sobre escolhas, emoções e silêncios. São histórias que espelham a vida como ela é — bela, contraditória, intensa — e, ao mesmo tempo, despertam um pensamento crítico e necessário.
Na segunda parte, com os onze contos fantásticos, a realidade se deixa atravessar pelo insólito e pelo mágico, ampliando os sentidos do leitor. Em diálogo com a tradição do realismo fantástico latino-americano; os textos usam o inusitado como metáfora para iluminar dimensões profundas da existência. O extraordinário se entrelaça ao ordinário, ressignificando e desafiando as fronteiras do possível, enquanto suscita questões sobre o tempo, a fé, os mistérios da alma e o sentido da vida.
Com meu novo livro, tento desafiar a inteligência, despertar emoções adormecidas e ampliar horizontes, instigando o leitor a lançar novos olhares sobre si mesmo, sobre os outros e sobre a vida e suas infinitas possibilidades!
Porto Alegre, às margens do Guaíba, segue a me encantar e a despertar emoções, trazendo de volta minha infância simples, mas plena de afeto e de ensinamentos, sobretudo os transmitidos por meus pais e, em especial, por minha amada avó.
POA está presente nas linhas dos meus contos, porém trouxe outros lugares reais e imaginários para que os leitores possam alçar voo comigo mundo a fora!
O que me inspira? — Sou inspirada por vivências pessoais, memórias de juventude, pela humanidade que me cerca e que serve de matéria narrativa, da qual retiro o combustível para seguir no ofício de contar histórias — histórias que tocam, inquietam e fazem pensar.
Prometo que HISTÓRIAS AVULSAS não deixará nenhum leitor indiferente — cada página traz a promessa de uma transformação — mais consciência, mais crítica, mais humanidade! “
Comentários